sexta-feira, 25 de março de 2011

CAMPANHA #BITOLSCANALBRASIL já tem milhares de twitters

Revista Cineminha é pequena só no nome :D
Primeiro veículo a se engajar na campanha:
http://www.revistacineminha.wordpress.com
Divulga no teu blog!________________________________________________________

BITOLS NA TV É MAIS UMA OPORTUNIDADE DE CHEGAR AO PÚBLICO! O CINEMA INDEPENDENTE MERECE!



Tudo sempre foi simbólico desde a premiére :)
A distribuição do BITOLS é totalmente livre, por isto mesmo difícil, mas divertida! Vai entender... NÓS ESTAMOS INVENTANDO UM CIRCUITO que deveria ser visitado pelos poderosos do cinema no Brasil, para entenderem melhor a vida do cineasta!
Em alguns momentos demoramos pra responder quando as pessoas fazem pedidos de compra de DVDs. Mas, o filme nunca pára porque o público se mobiliza das mais variadas formas pra ter acesso a ele.

O longa circula por cineclubes, salas culturais, encontros de amigos e é vendido em DVD pelo blog - o que torna viável sessões informais organizadas pelos fãs do filme. E BITOLS vive um planeta paralelo aos números da Ancine (Agência Nacional de Cinema), que desconsidera solenemente em sua contagem o público de filmes livres. Caminhando por fora da contabilidade oficial, BITOLS alcançou em fevereiro a marca de 10 mil espectadores. Isto se deu bem quando retornava pela sexta vez a Porto Alegre, curta temporada no Cine Santander. Óbvio, mal saiu de cartaz e já tinha gente nas redes sociais a pedir mais sessões.


Nesta semana, mais uma vez admiradores do filme em Lagoa Vermelha/RS organizaram sessão. Desta vez num bar, o Tacada. Estamos fazendo matéria com o pessoal de lá aqui pro blog, porque a cidade se tornou um dos lugares onde o filme tem público mais fiel, juntamente com Rio Claro/SP, Jundiaí/SP, Bagé/RS e dezenas de lugares que vamos citando aos poucos pelas nossas redes.

Esta relação especial com o público é uma conquista que não entende o conceito de prazo de validade dos filmes comerciais. Há uma afinidade inexplicável com o filme, transformando sessões em momentos mágicos, como o encontro com um livro de cabeceira que queremos ler de novo, sem pressa. É tudo tão intenso que, sempre que não podemos estar na estréia em uma cidade, tentamos participar por twitcam.


O espetáculo do BITOLS vem da nossa experiência com o 'Cinema na Mochila', é mambembe, é como uma peça de teatro, um show de uma banda. Seguimos sem parada.


No próximo domingo o filme será exibido em Alegrete/RS.
Nesta semana enviamos cópia pra Portugal, onde começaremos a criar alternativas pra exibições junto a um coletivo português.

Logo teremos Osório/RS, muita gente pede em Minas, então estamos nos mobilizando pra levar o filme pra lá. São muito demoradas algumas soluções.



Em meio a essa experiência toda, cheia de histórias incríveis e da vida real na rua... BEM NESTA SEMANA, após meses na geladeira a pedir uma resposta à nossa proposta de exibição, recebemos o NÃO do Canal Brasil: "Reconhecemos o valor artístico do filme, mas não exibiremos".


Nós não temos lobistas ou conhecidos famosos nestes veículos ou dentro de entidades ou no MinC ou em qualquer lugar poderoso, mas não pensávamos em desistir!
TUDO o que conseguimos para nossos filmes, em relação à exibição, vem do PÚBLICO!! E conquistar público quando se faz cinema experimental é algo indescritível. Você demora, namora, mas quando conquista, daí é casamento!!

Com isto, por considerarmos que o Canal Brasil, bem como outros veículos televisivos, seria uma super oportunidade de chegar a pessoas que pedem o filme em lugares que não teremos pernas pra chegar tão cedo, CHAMAMOS QUEM? O PRÓPRIO PÚBLICO. PRA UMA CAMPANHA #BITOLSCANALBRASIL

JÁ SÃO CENTENAS DE TWITTERS COM FRASES COMO:
"Queremos @BITOLSfilme no @CanalBrasil #BITOLSCANALBRASIL"
Além disto, muitos CLIENTES do Canal Brasil enviaram e-mails solicitando que programem o filme!


Já no segundo dia de campanha o canal nos ligou!!
Nah, mas não para alguma notícia legal. O canal queria nos dizer que está insatisfeito com a campanha #BITOLSCANALBRASIL.
Foi algo como nos dando um certo xixi, por assim dizer:


"Se vocês pretendem exibir o filme, o caminho não é este de campanha. Nós somos uma empresa privada, temos nossas prioridades".

Primeiramente, explicamos que já não temos controle sobre isto, são pessoas de muitas cidades twitando e algumas a enviar e-mails. Não vemos sentido em soltar uma nota pedindo que não aborreçam o Canal Brasil!! Além do mais, a nós parece que o pedido do público é, SIM, o melhor caminho.

Nos reunimos, após o telefonema do Canal Brasil, a pensar sobre o que é o cinema brasileiro 'oficial'. Será que um dia as pessoas que consomem o produto audiovisual em nosso país saberão o que acontece de fato, por fora dos dez por cento de filmes que são consideramos o retrato do cinema que fazemos no Brasil? Pensamos especialmente nos números mentirosos da Ancine, em profissionais que vivem a realidade fora do arremedo róliúdiano. Porque cinema é trabalho pesado, não apenas pompa e maquiagem e ter um amigo poderoso!



Nos pareceu que, talvez, para o Canal Brasil seja mero marketing a máxima de que é o espaço do cinema brasileiro. Percebemos ainda que, na entrelinha, o que queriam nos dizer é que o CLIENTE do canal é menos importante que outros interesses inintelígiveis pra nós. Mais ainda, ficou a impressão de que eles ficaram zangados com nosso coletivo... Enfim, ficaram mil incógnitas após a ligação de cerca de 20 minutos em que a representante do canal, responsável pela seleção de filmes, tentava nos dizer que nosso público, ao enviar e-mails pedindo o filme, estava incomodando, atrapalhando a rotina da empresa.

Anyway, sabe-se lá. Talvez não saibamos nada, talvez a campanha pelo #BITOLSCANALBRASIL não seja algo com que o Canal esteja acostumado. Mas, nós artistas fazemos isto desde que o mundo é mundo. Assim muita gente conseguiu conquistar espaço pra suas músicas no rádio, janela na TV, palco em festival...

Pelo sim, pelo não, optamos pelo jeito que nos parece correto, andar com o público. Que, no caso, é CLIENTE do Canal Brasil e bem poderia ser atendido. Caso com este foco fechemos a porta para este e qualquer outro filme nosso, só podemos lamentar. PARTICIPA!!

1 - SE TU CURTIU O BITOLS, OU QUER VER DE NOVO OU NÃO CONSEGUIU VER AINDA: envia e-mail pra estes dois endereços dizendo tua cidade e pedindo pra eles colocarem o filme na programação.
...Carla Domingues: domingues@canalbrasil.com.br
André Saddy: saddy@canalbrasil.com.br

2 - RETUITA @canalbrasil queremos @BITOLSfilme na programação.#BITOLSCANALBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário